Sabendo das dificuldades dos usuários e administradores em criarem scripts para desligarem servidores e aplicações, a Microsoft criou uma ferramenta nativa dentro dos serviços do portal Microsoft Azure chama “Auto-Shutdown”. Com ela podemos desligar qualquer máquina virtual, em qualquer horário e ainda enviar uma notificação por e-mail. Vamos ver como funciona essa ferramenta na prática.

Com a console de administração do Azure aberta, clique na máquina virtual que deseja programar o desligamento automático com a ferramenta Auto-Shutdown. Em nosso exemplo abaixo, escolhemos a VM “Cluster01”:

Ao navegar nas ferramentas, você irá encontrar o “Auto-Shutdown”. Clique nela como mostramos na imagem abaixo:

Você deverá ativá-la no quadrado “On”, escolher o horário desejado e o fuso horário de seu país. Muito importante verificar se a VM está com o mesmo fuso para que isso funcione corretamente. Veja também que você poderá inserir um e-mail, para receber as notificações de desligamento das suas máquinas virtuais.

Uma dica super simples que pode fazer você economizar muito dinheiro, diminuindo até 40% da hora computacional dos seus serviços em nuvem. Quando criamos ambientes de homologação, utilizamos muito essa ferramenta para economizar dinheiro em nossas assinaturas. Esperamos que essa dica ajude à todos os administradores que utilizam os serviços online da Microsoft.