Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune

  • Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune
Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune
Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune
Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune
Bloqueando Autoplay com Microsoft Intune

Nesse pequeno artigo vamos mostrar como aplicar a regra de bloqueio autorun em todos os dispositivos Windows em uma organização. O recurso “Reprodução Automática” do Windows permite que um computador execute automaticamente um programa a partir de um pendrive ou disco externo inserido em uma unidade de disco do computador. Se a Reprodução Automática estiver desativada, nada acontece automaticamente após inserir um pendrive ou disco externo até que você explore o mesmo. Esse procedimento é bem simples, mas tem um valor de segurança gigantesco visando qualquer tamanho de empresa. Essa regra é extremamente útil e em diversas empresas, deixam passar esse item de segurança importantíssimo.

Por padrão, a reprodução automática está habilitada no Windows, mas pode ser desabilitada por um usuário ou outro programa. Para habilitar ou desabilitar o recurso Windows AutoPlay e vamos fazer o passo a passo e ver como isso funciona na prática utilizando o Microsoft Intune.

Entre no seu portal Intune e vá para aba “Perfis de Configuração”, depois em “Criar Perfil”. No campo “Plataforma”, escolha “Windows 10 e Posterior” e no campo “Tipo de Perfil”, escolha “Catálogo de Configurações”. Clique em “Criar”:

Escolha o nome da sua regra e em seguida clique em “Avançar”.

Em “Parâmetros de Configurações”, clique em “Adicionar Configurações”

Clique em “Política de Reprodução Automática”:

Logo abaixo vai abrir uma caixa com algumas opções, marque a opção “Turn Off Autoplay”.

Ao lado esquerdo, marque como “Enable” e logo abaixo selecione “All Devices” e clique em “Avançar”.

Na Aba “Marcas de Escopo”, deixe como “Padrão” e clique em “Avançar”.

Em “Atribuições”, clique em “Adicionar Grupos” e selecione o grupo que deseje aplicar essa regra e clique em “Avançar”.

Na parte de “Revisar + Criar”, revise se está tudo correto e clique em “Criar” e a sua regra estará pronta.

Pronto! Regra criada com sucesso para todos os dispositivos da sua organização.

Quando o AutoRun está habilitado, malware ou programas maliciosos podem ser instalados automaticamente em seu sistema, causando sérios danos ao seu sistema Windows e na rede. O procedimento acima poderá ajudar a evitar que desastres aconteçam. Essa simples regra é altamente recomendável e com a ajuda do Microsoft Intune, fica ainda mais simplificada a sua aplicação. Esperamos que essa dica ajude a todos os administradores que utilizam as ferramentas online da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *