Microsoft Defender
O Microsoft Defender é um programa antivírus e antimalware desenvolvido pela Microsoft. Ele foi originalmente lançado como "Microsoft Security Essentials" para sistemas operacionais Windows mais antigos, mas posteriormente foi incorporado ao sistema operacional Windows 8 e versões posteriores como parte integrante da proteção contra ameaças. O Microsoft Defender é projetado para proteger seu computador contra vírus, malware e outras ameaças à segurança.
Detectando um incidente no Microsoft Defender e opções de correção
No portal de administração do Microsoft Defender, podemos detectar ameaças de forma centralizada e com alertas em tempo real. Vejamos abaixo uma detecção de auto risco que precisar ser remediada e tratada de forma urgente.
Na guia "Attack story" é apresentado o incident de forma gráfica e todos os itens envolvidos para atuarmos na correção. Em uma ataque de Ransomware, isso ajuda demais em uma detecção rápida e criação do plano de correção.
Com o botção direito em cima do dispositivo infectado, teremos diversas opção de correções. O mais indicado em caso de Ransomware é a opção de "Isolate Device", em nosso exemplo vamos rodar o antivírus de forma completa para uma remoção do arquivo de "vírus" encontrado.
Vamos clicar em "Run Antivírus" e e depois escolher a scan completo.
O Microsoft Defender oferece proteção em tempo real contra uma ampla gama de ameaças, incluindo vírus, malware, ransomware, spyware e phishing. Ele verifica arquivos e atividades em segundo plano para detectar e bloquear ameaças antes que elas possam causar danos. Esperamos que esse artigo ajude aos administradores a melhorarem a parte de segurança de suas organizações utilizando os recursos online da Microsoft.